skip to Main Content

Creche pública é a primeira no mundo a receber selo máximo de construção sustentável

COMPARTILHE

A creche Hassis, localizada em Florianópolis (SC), é a primeira creche do mundo e o primeiro prédio público do Brasil a ser um projeto público sustentável. A escola recebeu o nível máximo na classificação Leadership in Energy and Environmental Design (LEED) – Liderança em Energia e Design Ambiental, em português – que é um sistema internacional de orientações e certificações ambientais para edificações.
A creche foi um projeto desenvolvido pela arquiteta Rachel Braga, que atuou por quase 14 anos na Secretaria Municipal da Educação da prefeitura de Florianópolis, em parceria com o engenheiro civil Luís Fernando Corrêa. De acordo com o engenheiro, as adaptações para que a escola atingisse o necessário para ganhar o selo aumentaram em 12% o custo inicial da obra. Contudo, estudos mostram que os fatores sustentáveis se pagam com a economia de água e de energia elétrica gerada pela creche.
Além do trabalho dos envolvidos nas construção e adaptação, os docentes também tiveram de adequar a cultura pedagógica à proposta da creche sustentável. O projeto pedagógico foi desenvolvido a partir de uma ideia sustentável, dando novos significados às materialidades.

Fonte: Gazeta do Povo

COMPARTILHE
Back To Top