Os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental do Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora (Censa), no estado do Rio de Janeiro, desenvolveram um protótipo de lápis ecológicos a partir do resto de lápis descartados.
A ideia do projeto surgiu quando os estudantes buscavam alternativas para o descarte correto dos resíduos dos lápis apontados. Além disso, os alunos descobriram, durante uma aula de ciências, que a crotalária é uma planta que atrai libélulas, predador natural do mosquito Aedes Aegypti, assim tiveram a ideia de acoplar uma semente da planta no protótipo do lápis, onde ficaria a borracha. O objetivo é que os usuários possam retirar a semente e, posteriormente, plantá-la.
O resultado final do projeto foi apresentado na 3ª Semana Intercultural da escola, que conta com uma programação composta por mostras científicas, exposições de protótipos, palestras, apresentações culturais, rodas de conversas e shows de talentos. O tema desta edição foi “Multiplicidade: desconstruindo cenários de aprendizagem para um mundo em transformação”.
Fonte: G1